quinta-feira, 20 de março de 2008

DRM? Que DRM?

Parece que as coisas estão andando cada dia mais rápido. Me lembro do tempão que levou até quebrarem o CSS dos DVDs. Agora ninguém mais pensa nisso, e todos nós podemos assistir nossos DVDs (sejam eles originais ou... alternativos) no SO que bem entendermos.

Aí apareceram o HD-DVD e o Blu-Ray. Ambos com um sistema contra cópias supostamente pesadíssimo, e extremamente difícil (chegaram a dizer impossível) de se quebrar. *suspiro*. Será que a indústria de entretenimento nunca aprende?

A proteção AACS - usada por ambos - já foi quebrada tem algum tempo. O Blu-Ray sobreviveu um pouco mais, com seu sistema BD+, mas também foi vencido. Agora veio o que parece ser o tiro de misericórdia: uma empresa criou um software que realiza cópias de backup dos filmes. A novidade é que, no processo, remove a criptografia e o código de área!

Por mais que digam que os usuários compradores deste software o utilizarão apenas para uso pessoal... sabemos que não é verdade. Qualquer um que ande pelas ruas do Rio de Janeiro consegue ver a quantidade impressionante de filmes pirateados: parece que tem mais gente vendendo do que pessoas nas ruas!

E, claro, estes camelôs compram de alguém - ou vocês acham que milagrosamente todos eles conseguem a mesma cópia do mesmo filme ao mesmo tempo? Umas pessoas dizem que isso tudo vem da China. Outras dizem que é feito aqui mesmo. Eu, pessoalmente, não sei.

Mas de uma coisa tenho certeza: quem quer que esteja por trás disso vai correndinho comprar o programa. Tanto aqui no Brasil quanto em outros países. E aí eu quero só ver...

Nenhum comentário:

Pesquise a Internet