quarta-feira, 9 de abril de 2008

Banda larga no Reino Unido - nem tudo são flores

Esta aqui é para lavar a alma dos que sofrem com a nossa banda estreita: Lá no Reino Unido a banda está cada dia menos larga - e os provedores inventam coisas bizarras para vender o lixo.

Exemplos:

1) Conexões ilimitadas - que não são ilimitadas! Existe um termo de uso, dizendo que é ilimitado mas você não pode usar direto!
2) Velocidades de "até 8 Mbps" (up to). É, é isso mesmo. As velocidades são anunciadas desta forma - e não é um outro outro caso não. Então você paga por "up to 20", e eles entregam... 10? 5? 18? Deus sabe.
3) Shapper é algo muito utilizado, e nem sempre em termos gentis com sua banda.
4) A contenção (banda vendida dividida por banda efetivamente disponível) bate níveis altíssimos - muitas vezes chegando a 50 para 1.
5) E, agora, o melhor! O que realmente motivou este meu post! A BBC começou um serviço de vídeo. Online. Comedor de banda mesmo. E os provedores de acesso estão reclamando - gritando que a rede não aguenta! Estão dizendo - acreditem! - que a BBC devia ajudar com os custos!

Peraí. O usuário não paga pela conexão? O provedor de acesso não vendeu uma conexão anunciada como "ilimitada"? Como assim a conexão (já paga) ilimitada não suporta a demanda da BBC?

É, pois é. Apenas para vocês verem que não é só aqui que tem empresa nojenta aprontando com o consumidor...

Desta vez os links vão separados do texto:

Explicação dos motivos econômicos para a choradeira dos ISPs
Lenha na fogueira: BBC manda os ISPs se danarem
O pepino, olhado de maneira técnica

Nenhum comentário:

Pesquise a Internet