domingo, 11 de abril de 2010

BrasWeb - perda de pacotes

Um tempo atrás eu reclamei da perda de pacotes na rede da BrasWeb, e estava na dúvida sobre dever ou não assinar com eles. A perda melhorou, eu assinei, e agora ela parece estar melhor.

O grande problema é o upload. Além de ser de apenas 400 Kbps (para 4 Mb de down), ele não gosta de carga. Posso chegar o download a 350 KBps sem problemas - mas se o up começa a se aproximar de 25 KBps... a perda de pacotes sobe.

No momento, baixando um torrent para testes, a coisa está assim:

[Throttle  25/350 KB] [Rate  18,0/350,4 KB]

Ou seja: limites de 25 Kbytes por segundo de up e 350 KBytes por segundo de down. Taxa efetiva de 18 de up e 350 de down.

Meu mrtg indica 3051.0 Kbps de down e 307.8 Kb/s de up. Bem abaixo dos 4M de down e dos 400K de up.

E a perda de pacotes? Ela está assim:

2000 packets transmitted, 1957 received, 2% packet loss, time 401692ms
rtt min/avg/max/mdev = 5.342/13.671/91.372/9.805 ms, ipg/ewma 200.946/13.228 ms

Os parâmetros usados foram:

ping -q -c2000 -A

Rodando como usuário comum. O que limita a velocidade do ping, já que o tempo mínimo de envio entre um ping e outro é de 200 ms.

Se eu estou feliz com a situação? Médio. Não deveria ter perda de pacotes. Não em uma rede não saturada. E eles chegam no prédio via fibra - não posso nem culpar interferência no rádio.

Se funciona? Funciona. Tirando a carga do link a perda vai a zero. Isso significa que dá para navegar, usar VoIP e jogar online sem problemas. Só não posso carregar o link enquanto isso.

Se acho razoável? Não. Mas a concorrência oferece algo parecido. Então tenho que esperar algo melhor aparecer para migrar.

6 comentários:

Unknown disse...

Rapaz, se o seu prédio tem PredialNet, o que você está fazendo com Brasweb ?

Não tem nem comparação !

De madrugada a Predial é absurdamente mais rápida e eles estão migrando todos os planos para as novas velocidades deles.

Aqui eu tinha 2 mbps e agora migraram para 5 mbps.

De madrugada vai a 10 mbps.

E o download é bem próximo do upload.

Tá maluco de usar Brasweb !!!!

Unknown disse...

Mas vc consegue 5 mega com a Predial durante o dia, (manha e principalmente a tarde e início da noite)?? Eu so vejo no site deles planos de 600k, 1Mb e 2Mb. Não existe esse plano de 5Mb.

Durante a manhã até umas 10:30hs a Predial fica batendo 6.8Mb e depois disso vai voltando a 2Mb

Vc ligou pra lá pedindo esse Plano de 5Mb, quanto custa??

Unknown disse...

Agendeia instalação da PredialNet. A Brasweb começou ruim, melhorou um tempo e agora degringolou de vez.

Que vão embora, e não voltem nunca mais.

Daniel Aguiar disse...

Marcelo

Eles te disseram algo sobre o plano de 5Mb ? To intrigado com isso!! Aqui durante o dia fico so com 2Mb que é o meu plano. Eles não migraram o meu plano pra 5 como o do colega. Segunda vou entrar em contato com eles pra saber sobre isso.

Unknown disse...

Não disseram nada sobre velocidades específicas. Mas falaram, sim, que fora do horário de pico eles liberam a rede.

Imagino que de madrugada a coisa melhore bastante. Vi alguns posts por aí na internet mostrando velocidades de até 6 Mpbs durante a madrugada.

Daniel Aguiar disse...

Ahh sim durante a madrugada e parte da manhã (até 10:30hs) chega até 7 Mbps facinho.

Entrei em contato com eles hoje pela manhã e fui informado que serão sim lançadas novas velocidades de 3 Mbps e 5 Mbps no mês que vem (Junho) e que os planos de 600kbps e 2 Mbps deixaram de existir e entram os que citei. Quem for assinante de 2 Mbps será automaticamente migrado para o plano 5 Mbps

Pesquise a Internet