domingo, 11 de abril de 2010

BrasWeb - perda de pacotes

Um tempo atrás eu reclamei da perda de pacotes na rede da BrasWeb, e estava na dúvida sobre dever ou não assinar com eles. A perda melhorou, eu assinei, e agora ela parece estar melhor.

O grande problema é o upload. Além de ser de apenas 400 Kbps (para 4 Mb de down), ele não gosta de carga. Posso chegar o download a 350 KBps sem problemas - mas se o up começa a se aproximar de 25 KBps... a perda de pacotes sobe.

No momento, baixando um torrent para testes, a coisa está assim:

[Throttle  25/350 KB] [Rate  18,0/350,4 KB]

Ou seja: limites de 25 Kbytes por segundo de up e 350 KBytes por segundo de down. Taxa efetiva de 18 de up e 350 de down.

Meu mrtg indica 3051.0 Kbps de down e 307.8 Kb/s de up. Bem abaixo dos 4M de down e dos 400K de up.

E a perda de pacotes? Ela está assim:

2000 packets transmitted, 1957 received, 2% packet loss, time 401692ms
rtt min/avg/max/mdev = 5.342/13.671/91.372/9.805 ms, ipg/ewma 200.946/13.228 ms

Os parâmetros usados foram:

ping -q -c2000 -A

Rodando como usuário comum. O que limita a velocidade do ping, já que o tempo mínimo de envio entre um ping e outro é de 200 ms.

Se eu estou feliz com a situação? Médio. Não deveria ter perda de pacotes. Não em uma rede não saturada. E eles chegam no prédio via fibra - não posso nem culpar interferência no rádio.

Se funciona? Funciona. Tirando a carga do link a perda vai a zero. Isso significa que dá para navegar, usar VoIP e jogar online sem problemas. Só não posso carregar o link enquanto isso.

Se acho razoável? Não. Mas a concorrência oferece algo parecido. Então tenho que esperar algo melhor aparecer para migrar.

6 comentários:

Provedor disse...

Rapaz, se o seu prédio tem PredialNet, o que você está fazendo com Brasweb ?

Não tem nem comparação !

De madrugada a Predial é absurdamente mais rápida e eles estão migrando todos os planos para as novas velocidades deles.

Aqui eu tinha 2 mbps e agora migraram para 5 mbps.

De madrugada vai a 10 mbps.

E o download é bem próximo do upload.

Tá maluco de usar Brasweb !!!!

Flora disse...

Mas vc consegue 5 mega com a Predial durante o dia, (manha e principalmente a tarde e início da noite)?? Eu so vejo no site deles planos de 600k, 1Mb e 2Mb. Não existe esse plano de 5Mb.

Durante a manhã até umas 10:30hs a Predial fica batendo 6.8Mb e depois disso vai voltando a 2Mb

Vc ligou pra lá pedindo esse Plano de 5Mb, quanto custa??

Marcelo Rodrigues disse...

Agendeia instalação da PredialNet. A Brasweb começou ruim, melhorou um tempo e agora degringolou de vez.

Que vão embora, e não voltem nunca mais.

Daniel disse...

Marcelo

Eles te disseram algo sobre o plano de 5Mb ? To intrigado com isso!! Aqui durante o dia fico so com 2Mb que é o meu plano. Eles não migraram o meu plano pra 5 como o do colega. Segunda vou entrar em contato com eles pra saber sobre isso.

Marcelo Rodrigues disse...

Não disseram nada sobre velocidades específicas. Mas falaram, sim, que fora do horário de pico eles liberam a rede.

Imagino que de madrugada a coisa melhore bastante. Vi alguns posts por aí na internet mostrando velocidades de até 6 Mpbs durante a madrugada.

Daniel disse...

Ahh sim durante a madrugada e parte da manhã (até 10:30hs) chega até 7 Mbps facinho.

Entrei em contato com eles hoje pela manhã e fui informado que serão sim lançadas novas velocidades de 3 Mbps e 5 Mbps no mês que vem (Junho) e que os planos de 600kbps e 2 Mbps deixaram de existir e entram os que citei. Quem for assinante de 2 Mbps será automaticamente migrado para o plano 5 Mbps

Pesquise a Internet