quinta-feira, 3 de julho de 2008

OpenSuse 11.0 - Primeiras impressões

O sistema continua polido - algo a que os usuários Suse já estão acostumados.

Testei o KDE 4.0 em uma máquina de brinquedo - e ainda não está pronto para produção. Está muito bonito, a aceleração gráfica usada pelo KDE melhora bastante a vida (e a placa de vídeo era uma FX5200 64 bits vagabunda). Mas ainda não está estável - e faltam aplicativos. Talvez a versão 4.1 seja a resposta - mas a 4.0.4, que acopanha o Suse 11.0, não.

Algo que foi MUITO melhorado é o gerenciamento de pacotes. É impressionante como a coisa mudou da água para o vinho. A série 10.x foi amaldiçoada com um sistema que a Novell perpetrou - e que era lerdo, pesado e meio chato de se mexer. A série 11.0 conta com algo completamente novo. É estupidamente rápido, me parecendo mais ágil até que o APT. Se isso é verdade - ou se é apenas o trauma do antigo - eu não sei. Mas que parece... parece.

A instalação corre sem maiores traumas, o instalador foi refeito - ficando muito mais bonito e simples - e a velocidade de instalação caiu também. Isso sem comntar as atualizações, para ficar justo. :D

Estou com a versão 64 bits, e tudo roda bonitinho. Mesmo a NVidia já possui drivers oficiais no repositório - poupando o tabalho de compilarmos a coisa.

O KDE que estou usando é o 3.5.9. Não vi grandes diferenças da versão do Suse 10.3 - o que é ótimo, já que ele esra muito estável.

Veredito? Pegue enquanto está quente. Funciona, não atazana a paciência e é bem-acabado. O que mais podemos pedir?

Nenhum comentário:

Pesquise a Internet