terça-feira, 2 de dezembro de 2008

OI/Velox alterando consultas DNS

É, é isso mesmo. Recentemente descobri que a OI/Velox altera minhas requisições DNS. Descobri isso quando, por acaso, digitei errado um endereço. Ao invés de receber a mensagem de que não foi possível resolver o endereço (o esperado e correto quando digitamos endereços não-existentes) fui redirecionado para uma "linda" página html da OI!

Veja o exemplo abaixo - com um endereço grosseiramente incorreto (gry.google.com).


Reparem na mensagem escrita na parte inferior esquerda do retângulo (azul? roxo?), com o logotipo da OI:

"O endereço que você digitou não foi encontrado:
gry.google.com"

Sim, vocês devem estar falando agora: "Mas... mas... ela deu uma mensagem de erro!". Não, ela não deu uma mensagem de erro. Ela enviou uma página HTML para minha máquina. E a Internet é muita coisa além de HTML.

Como email, MSN, GTalk, IRC, VoIP, Skype, Torrent, FTP, e por aí vai. E cada um destes serviços - que não possuem a menor idéia do que fazer com HTML - depende do comportamento esperado (e correto!) do sistema DNS.

Sim, pois eles primeiro resolvem o nome, e depois tentam se conectar. Se o nome estiver errado, ele não será resolvido - e uma mensagem de erro deve ser exibida. Mas se o nome é resolvido o programa segue em frente - admitindo que esta parte está correta.

Já viram onde isso vai dar? É, lá mesmo. Olha só que interessante:

Este é o comportamento esperado de um servidor DNS, quando tentando resolver um nome inexistente (shiva.eti.br é um domínio meu, e eu GARANTO que não existe www.shiva.eti.br).
:~> host www.shiva.eti.br
Host www.shiva.eti.br not found: 3(NXDOMAIN)

Veja agora o "glorioso" servidor de DNS da OI/Velox:
:~> host www.shiva.eti.br
www.shiva.eti.br has address 92.242.140.9

Não é fantástico? Agora um endereço MEU - eu pago pelo domínio! - aponta para um IP DELES.

Pouco importa que seja um endereço inexistente. É errado e imoral. Seria muito interessante ver o que eles fariam se alguém alterasse os servidores DNS para que qualquer endereço "...velox.com.br" caísse em algum outro provedor...

Fica o aviso. Agora vocês já sabem qual o nível da empresa, já viram o que ela faz. O próximo passo? Não sei. Já enviei email ao RegistroBR (registro.br) perguntando qual a posição deles sobre isso. Foi ontem, então ainda não obtive resposta.

Estou colocando isso no Blog - na esperança de que um maior número de pessoas fique a par desta imoralidade.

Agora é com você. Reclame, mude de provedor, passe a informação adiante. Não é apenas uma questão de ser pedante: é uma distorção séria do funcionamento da Internet e uso indevido de marca. Ou você acha que alguma empresa iria ficar feliz se nós pegássemos TODOS os nomes não-utilizados por ela e apontássemos para o NOSSO site?

ATUALIZAÇÃO: Juliano, um amigo meu, relata a mesma experiência com o Speedy da Telefônica. Parece, na verdade, que eles fizeram isso antes da OI.

11 comentários:

no disse...

Olá Marcelo,

A Telefônica/Speedy começou com isso, e parece que não repercutiu muito. Isso parece ter agora incentivado a Oi/Velox a seguir o mesmo caminho.

Para piorar mais ainda, o opt-out do grande serviço "prestativo" da Telefônica não parece funcionar, pelo menos não no meu browser.

Acho que nós, que temos o conhecimento e sabemos o quão grosseira é essa atitude, poderíamos questionar publicamente esse comportamento. Tem a lista GTER (@eng.registro.br) (e a GTS, que é restrita) onde podemos questionar abertamente com profissionais sobre isso. Que acha? Entre em contato comigo via e-mail ou GTalk/MSN e conversamos mais.

Abraços,
Juliano (aka Miles)

Arthur disse...

Caríssimos,

Realmente é inacreditável que a Oi teve a coragem de utilizar o servidor de DNS para se promover.

Ainda há mais coisas erradas por tras disso. Uma delas é o fato de que se eles já tem um sistema trabalhando em conjunto com servidor de DNS (para fazer esta palhaçada que mencionaram), podem muito bem estar mantendo registros das nossas consultas de DNS e também do conteúdo das requisições.
Poderão descobrir qual endereço de internet você mais acessa e/ou qual o volume de trafego foi maior.

Observei também que podem estar tentando enganar o cliente que esteja com problemas, porque se clicarem no link "Não desejo mais receber esta mensagem", você é redirecionado para outra página deles que diz que a causa do erro pode ser o fato de você não estar conectado à internet! Incrível.

Uma saída para isso talvez seja pararmos de utilizar os servidores de DNS deles, configurando manualmente nossos modems e/ou roteadores para utilizar um outro.

Abraços,

Arthur.

FV disse...

O problema é ainda mais grave. Tenho um dominio .com.br e que, vira e mexe, dá uma resposta da pagina da telefonica dizendo que o dominio nao existe. Mas ele existe sim. Já consultei o registro.br e o provedor. Todos os meus outros dominios estão ok. Detalhe impressionante é que, na pagina da telefonica, a sugestão boazinha, só tem links patrocinados (onde eles ganham grana) e também anuncios do shopping do terra. Eles estao ganhando visitas nas minhas custas? É isso que eu entendi? Sendo que tanto o hospedeiro quanto o registro.br estão ok? Existe algo legal que eu possa fazer contra a telefonica neste caso?

Unknown disse...

Prometheus:

Olha, eu não sou advogado - então o que digo a seguir é minha OPINIÃO pessoal apenas. O ideal seria que você se consultasse com um.

O que eu acho:

SE os seus servidores DNS estão OK,
SE os registros DNS estão OK,
SE a situação da resolução de nomes para o seu domínio está OK,
ENTÃO me pergunto se não caberia um processo por... lucros cessantes? danos à marca (já que é dada como inexistente)? Uso indevido do domínio? (já que eles usam o domínio para propagandas, se eu entendi direito).

Mas esta coisa é complicada, e a lei mais enrolada ainda. Verifique tudo com cuidado. Cheque 3 vezes, e depois outras 3, o seu domínio. Só para ter certeza e que não errou uma virgualzinha. Tendo certeza de que ele está OK... consulte um advogado especializado na área. Em termos legais ele vai poder te atender muito melhor do que eu...

Anônimo disse...

Sei lá... pra mim isso é frscura e tempestade em copo d'água.
é a minha opnião.

Pelo que vejo agora é modinha processar todo mundo.

Ainda tenho pena das casas Bahia pela propaganda "Quer pagar quanto?"

Sei lá gente, pessoas em SC e no nordeste não tem onde morar e vcs fazendo esse "vuco vuco" por isso.
Usem essa força de vontade pra algo realmente bom.

Anônimo disse...

Anônimo que digitou o comentário antes de mim, vc é um idiota. O Brasil está uma merda pq pessoas como vc não lutam pelos próprios direitos, mas de maneira hipócrita, fala dos pobres flagelados.

no disse...

Que comédia... o primeiro anônimo comete uma clássica conclusão irrelevante, misturando propaganda das Casas Bahia e sem-tetos do Nordeste com alteração de consultas de DNS...

Depois o segundo anônimo chega e já cai no ad hominem na primeira frase...

Anônimo disse...

Mas o anônimo foi realmente infeliz no comentário dele, visto que ao contrário do que ele pensa, esta cachorrada da Oi acaba gerando confusão nos serviços baseados em nome. Na empresa onde trabalho por exemplo, não existe mais máquina offline. Qualquer nome que você tente pingar, será resolvido para o ip da Oi. Isto é foda, pois o windows grava em cache as consultas e quando a máquina está online, você não consegue chegar até ela.

Júlio César disse...

Isso é um absurdo mesmo, tenho um domínio que simplesmente não abre aqui em casa, me impossibilitando de desenvolver meu trabalho, vou ter que acionar mesmo...
Cheguei a ligar pra eles, a informação que a atendente passa é : "não estamos autorizados a passar nenhuma informação sobre DNS, basta usar o discador"

Unknown disse...

Sou leigo quanto ao assunto DNS, porém, vejo que o IP DNS 92.242.140.9, está impossibilitando o funcionamento do OpenDNS em meu computador, estou tentando utilizá-lo, pois, não consigo usar nada através do IE, que está com problemas no DNS e, consequentemente, no WLM, WMP, entre outros.

Fabiano Baniski Franco disse...

Está acontecendo isso direto aqui em casa. Volta e meia aparece esse lixo de HTML dessa porcaria da Oi (repararam a quantidade de propagandas nas falsas páginas de erro?). O incrível que eu seleciono o endereço que a Oi dá como inexistente, copio e colo na barra de endereços e aí acessa. Empresa canalha! E a tem uma turma que defende privatização com unhas e dentes...

Pesquise a Internet