quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Debranding de celular: que diabos é isso?

Bom, o título é auto-explicativo, não? Que bicho é esse? Ele morde? Gosta de cafuné? Dá azar?

Debranding é a ação de remover o firmware personalizado que a sua operadora colocou em seu celular, e colocar o original do fabricante do aparelho.

E você, coçando a cabeça, se pergunta: "Mas como assim? O celular é igual para todo mundo!" Não, não é.

Quando compramos um aparelho subsidiado (aqueles com contrato de fidelidade) a operadora não apenas bloqueia o bicho - como personaliza o firmware também! Isso não necessariamente é ruim. Talvez sua operadora coloque algum programa extra. Quem sabe um jogo? Talvez uma funcionalidade a mais - acesso à área de assinantes da operadora?

Mas em geral não vem nada disso. O mais comum é o logotipo da operadora antes da animação de abertura de quando ligamos o celular, e... funções desabilitadas!

Sim. Quando o Nokia N95 foi lançado, por exemplo, uma das grandes novidades era que ele vinha com um cliente VoIP nativo, que se integrava com o aparelho e permitia fazer/receber ligações normais e VoIP com uma enorme facilidade. Aqui no Brasil eu não sei - mas teve operadora lá fora entregando o aparelho com esta função VoIP bloqueada.

Atualmente isso parece ter meio que saído de moda - a gritaria foi muito grande. O que nos deixa sem motivo algum para fazer o debranding. Certo? Errado.

Porque é muito comum que os fabricantes soltem atualizações de firmware, que acrescentam funções e/ou corrigem problemas. Como sua operadora personalizou seu firmware... ela tem que personalizar o firmware atualizado também! E nem sempre faz.

Um exemplo simples. Telefone: Nokia E66.

E66 CTR BRAZIL GREY STEEL 0558199 Atualização: 300.21.012
E66 CTR do Brasil (NDB) BR GREY STEEL 0567849 Atualização: 102.07.81
E66 CTR Claro Brasil BR GREY STEEL 0567734 Atualização: -
E66 CTR TIM Brasil BR GREY STEEL 0567327 Atualização: -
E66 CTR VIVO Brazil GREY STEEL 0570047 Atualização: 102.07.81

Como podem ver a versão padrão (sem firmware personalizado pelas operadoras) já está no firmware 300.21.012. Duas operadoras não liberaram atualizações para ele, e as duas que o fizeram estão ainda na versão 102.07.81.

Mas como fazemos esta mágica? Simples. Estão vendo os números de 7 algarismos na lista acima? Eles identificam o celular para o software de atualizações da Nokia. É baseado naquele número que o sistema sabe quais versões de firmware estão disponíveis para aquele aparelho.

Então precisamos de um software que nos permita mudar este número, para a numeração do nosso modelo sem firmware personalizado. Como descobrimos este número? Bom,geralmente uma pesquisa na internet nos retorna isso. E qual software usar? Eu conheço o NSS. Ele permite que se faça a alteração do número.

E depois? Bom, depois é simples. Basta rodar o software oficial de atualização da Nokia. Ele irá substituir seu firmware personalizado pela operadora pela versão genérica, oficial da Nokia.

Antes de você ir, todo feliz, fazer o debranding - alguns avisos:

1) DEBRANDING ANULA A GARANTIA DE SEU CELULAR. Não diga que eu não avisei.
2) Firmware errado (ou problemas durante a atualização) podem destruir seu aparelho. Você ganhará um lindo peso de papéis - e este tipo de acidente não é coberto pela garantia.
3) Nos Nokia, pelo menos, não é possível instalar um firmware mais antigo em cima de um mais novo. Ou seja: a atualização É permanente. Você pode, claro, instalar uma versão por cima de si mesma.
4) APLICAÇÕES E CONFIGURAÇÕES PARTICULARES DO FIRMWARE PERSONALIZADO SERÃO PERDIDAS. Esteja avisado.
5) NÃO ME RESPONSABILIZO PELO USO DAS DICAS AQUI COLOCADAS. Se o seu celular pifar, se o seu cachorro cismar que é uma coruja, se a sua casa fugir com o leiteiro... NÃO TENHO NADA COM ISSO.

Posto isso...

1) Instale o NSS. Marque na instalação a opção "Virtual USB Device"
2) Abra o NSS.
3) Conecte o telefone via USB, no modo PC SUITE
4) Mande o NSS procurar pelo dispositivo
5) Aba "Phone Info". Clique em "SCAN". Clique em "READ". Aparecerá o product code de seu telefone.
6) Mude o product code para aquele que você deseja. NAO INVENTE UM NÚMERO! PROCURE O PRODUCT CODE APROPRIADO NO GOOGLE!!!
7) Marque "enable" e clique em "write"
8) Reinicie o telefone.
9) Para verificar se o product code foi de fato alterado, repita os passos de 2 a 5.
10) Feche o NSS. Abra o Nokia Software Updater (NSU)
11) Atualize seu celular normalmente. Lembre-se que isso apaga tudo. Faça backup antes.
12) Divirta-se com seu celular atualizado.

Nenhum comentário:

Pesquise a Internet