segunda-feira, 1 de março de 2010

Ano novo, Internet nova!

E problemas velhos. Suspiro.

Apareceu uma nova internet aqui no prédio: BrasWeb. Ouvi o síndico comentar que ela chega via fibra - mas não sei se é verdade. E, de fato, não me interessa muito. O que eu quero é que o serviço seja bom - e como dá para fazer isso via fibra, par metálico e wireless... não me interessa muito o que usam.

Até que a coisa para de funcionar. Aí me interessa - e muito - o porque de não funcionar. Bolas, não venderam o serviço? Não é pedir muito que, agora, entreguem ele...

Peguei o plano de 4Mb. Pode não parecer muito, mas vai ver o que o Velox entrega... e meu provedor anterior fornecia 2Mb de down e 600 Kbps de up. Pelo mesmo preço que este oferece 4 Mb de down, e "ainda não descobri quanto" de up.

Se o link está sem uso, é uma beleza. Ping baixo e perda de pacotes tendendo a zero.

Se eu coloco carga no link... está feita a lambança. Testando com torrent, e limitando o up a 40 KB/s, eu consegui bater os 350 KB/s de limite estipulado no torrent. O up ficou abaixo dos 40 KB/s - porque era um torrent de iso do OpenSuse, e tinha muito mais seeds do que leechers. O up ficou na casa dos 7 KB/s.

E a perda de pacotes em "humildes" 4%. Podia ser pior, não podia? Podia. Testei no dia seguinte - desta vez com um torrent concorrido. 290 KB/s de download, 40 KB/s de upload e 18% de perda. suspiro.

Amanha eu vou ligar para lá, e cobrar solução. Como eu assinei este troço na sexta passada, e eles chegaram aqui no prédio na quarta passada, eu estava meio que esperando para ver se o problema sumia.

Não sumiu, e agora eu vou lá atazanar os outros. Engraçado que tive que fazer o mesmo com a ViaNet. Levei umas boas 3 semanas para forçar eles a colocarem o link nos eixos.

Eu que sou chato, os clientes em geral que são pouco exigentes ou eles que são incompetentes/safados? Quem souber a resposta me avise, que eue stou curioso...

2 comentários:

Mateini disse...

Marcelo, pergunta: vc pagou taxa de instalação? caso positivo, quanto eles cobraram? vc continua cliente deles? seus problemas foram resolvidos? abs, Estou prestes a migrar do meu velho velox 600k para 4m. aconselha?

Unknown disse...

Não paguei instalação. Como já tem ViaNet e PredialNet servindo o prédio, meteram o pé na porta com um mês de graça sem compromisso e sem cobrar instalação. :D

Fuqiei com eles. Descobri, finalmente, o upload: 400 Kbps. Uma mixaria (10% do down), mas... ainda assim o torrent funciona melhor.

Não sei dizer o que seria melhor. Nem mais barato - tem tempo que não olho preço de Velox.

Eles (BrasWeb) estão em seu condomínio? Se estiverem, canta eles para uma degustação de... uma semana? Vai que cola...

Pesquise a Internet