terça-feira, 27 de abril de 2010

Linux embarcado

Este aqui é um post curto, e nem um pouco técnico. Estou fazendo ele apenas para deixar registrada uma constatação interessante.

Já repararam na quantidade de dispositivos que usam Linux e Java embarcados? É muito interessante, pois até recentemente o pinguim era meio que uma curiosidade. Hoje já vemos ele em inúmeros sistemas industriais invisíveis - e em outros lugares não tão invisíveis assim. Querem ver?

Roteadores Wireless. Vários modelos deles utilizam o Linux como sistema operacional. A Linksys e a DLink, notadamente, o utilizam em vários modelos. Neste caso só Linux, sem Java.

Celulares. Ainda não é popular, mas logo chega lá. O Android, por exemplo, é um Linux. E vemos (claro) o Java também. Que smartphone de respeito não rodaria Java?

O mais curioso vem agora. Sabe quem mais usa Java e Linux? Televisão HD e Blu-ray player da Panasonic. Os modelos  DMP-BD60LB-K e TH-42PZ80LB eu sei. Provavelmente muitos outros também.


Engraçado, não? Ver um sistema OpenSource em dois dos lugares, tradicionalmente, mais fechados da indústria: televisores e reprodutores de filmes. Isso sim é que é ironia...

2 comentários:

Fernando Canedo disse...

>Que smartphone de respeito não rodaria Java?
iPhone da Apple? ;)

Gusta_Vinho disse...

Ele perguntou Smart Phone de respeito, não brinquedo...

Pesquise a Internet