sexta-feira, 14 de maio de 2010

Dell e sua política de vendas.

Hoje precisei cotar um servidor para a empresa, que ficaria alocado em outra empresa. Fui na página da Dell, pois o sistema deles de configuração online é interessante e simples.

Surpresa, surpresa: O modelo escolhido por mim NÃO pode ser configurado online! Tenho que entrar em contato com um atendente. Já não muito feliz, entrei no chat. Após uma espera de 30 minutos (durante a qual minha posição na fila variou para cima e para baixo), consigo ser atendido.

Reproduzo o diálogo abaixo, copiado e colado da tela. Informações pessoais e dados sensíveis foram removidos.

"11:03:16    Customer    Marcelo
Pergunta inicial/Observação: Orçamento para servidor
11:35:43    Sistema        Sistema
BR Vendas Rodrigo 7031 entrou nesta sessão!
11:35:43    Sistema        Sistema
Conectado com BR Vendas Rodrigo 7031
11:35:48    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
BR Vendas Rodrigo 7031 envia página, 11:35:58    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Bom dia! Bem vindo ao chat de vendas da Dell! Meu nome é Rodrigo e serei o seu consultor de vendas! E-mail: [email] Por favor informe seu e-mail de contato e telefone com DDD para iniciarmos a sessão.
11:36:02    Customer    Marcelo
Bom dia
11:36:21    Customer    Marcelo
[email] [telefone]
11:36:38    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Em que posso ajuda-lo hoje Marcelo?
11:36:57    Customer    Marcelo
Gostaria de cotar um servidor PowerEdge R510 11G
11:37:07    Customer    Marcelo
Não é possível fazer isso diretamente pelo site
11:39:34    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Este é seu primeiro contato com a Dell?
11:39:49    Customer    Marcelo
Sim
11:41:49    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
e pensa em faturar este equipamento em seu nome mesmo?
11:42:04    Customer    Marcelo
Se efetuada a compra, seria para a empresa.
11:42:25    Customer    Marcelo
No momento estou fazendo uma cotação, para ter uma idéia do preço.
11:45:34    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Entendi
11:45:39    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Me passe o CNPJ e Razão Social então, por gentileza.
11:46:13    Customer    Marcelo
CNPJ: XXXXXXXXXXXXXXXXX
11:46:24    Customer    Marcelo
Razão Social: XXXXXXXXXX
11:47:15    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Certo mas este servidor sera utilizado nesta empresa mesmo, ou seria de um cliente seu?
11:47:39    Customer    Marcelo
Um servidor nosso, locado em outra empresa para prover um serviço a nós.
11:47:47    Customer    Marcelo
Porque?
11:48:29    Customer    Marcelo
Seria semelhante a um colocation. Nosso servidor, usado por nós, mas fisicamente em outra empresa.
11:50:15    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Certo e qual seria esta outra empresa?
11:51:00    Customer    Marcelo
Não posso dizer. Ainda estamos fechando as negociações. Mas o servidor seria pago e usado pela XXXXXXXXXX.
11:51:45    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
É que preciso me certificar de que esta empresa já não está sendo atendida por um de nossos consultores.
11:52:42    Customer    Marcelo
Bom, se a compra é feita pela XXXXXXXXXX, e o hardware não será revendido para esta empresa, que diferença faz? Podemos considerar como um colocation: a situação é a mesma.
11:53:30    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Mas a Dell não encara desta forma Marcelo
11:53:40    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031   
teria por acaso o CNPJ desta empresa?
11:56:56    Customer    Marcelo
Me diz uma coisa: após comprado e pago o servidor eu posso mudar ele de lugar. Não posso?
12:00:25    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
A questão não é essa Marcelo
12:00:45    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
A Dell precisa conhecer o cliente final
12:00:55    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Qual o problema em me conseguir esta informação?
12:01:01    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
não gostaria de receber esta cotação?
12:01:02    Customer    Marcelo
O cliente final é a XXXXXXXXXX. Ela vocês já conhecem, com CNPJ e tudo.
12:01:31    Customer    Marcelo
Eu já respondi o problema: segredo comercial. Não posso divulgar o nome da outra empresa.
12:01:46    Customer    Marcelo
A XXXXXXXXXX quer um servidor. A XXXXXXXXXX pagará pelo servidor.
12:02:21    Customer    Marcelo
Se após o pagamento efetuado a XXXXXXXXXX decidir ficar com ele na sede dela, no banco da praça ou jogar pela janela é problema da empresa.
12:03:40    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Como quiser Marcelo
12:04:05    Agent    BR Vendas Rodrigo 7031
Desta forma não poderei atende-lo
12:04:22    Customer    Marcelo
Muito bem. Bom saber que a Dell caiu a este nível.
12:04:30    Customer    Marcelo
Bom dia."


Isso só porque eu resolvi dizer a verdade, e falei que o hardware não ficaria na empresa... Bom, agora vou lá cotar na IBM. Vamos ver no que dá. Dell nunca mais.

Um comentário:

Dâniel Fraga disse...

A velha paranóia da Dell de seus produtos cairem nas mãos de "países inimigos" eheh

Eu também tive dificuldade com a Dell. Não são nada bons em vendas...

Pesquise a Internet