segunda-feira, 7 de junho de 2010

Adeus PredialNet, olá Brasweb!

Não pensei que fosse fazer isso - e menos ainda tão rápido! Ma fiz. Fiz, e até o momento não me arrependo.

A Brasweb tinha seus problemas: perda de paotes absurda e conexão extremamente instável. E foram eles que me levaram a tentar a migração para a PredialNet.

Infelizmente a PredialNet conseguiu se sair pior nos meus testes. Para deixar claro: A BrasWeb chegou a 42% de perdas de pacotes. Chegou a me manter desconectado por mais de 4 Horas consecutivas. Por culpa deles.

Mas nunca (NUNCA!) eles me ofereceram menos do que 75% da banda contratada oficialmente. Sim. Sei que os 42% de perda de pacotes e as 4 horas de desconexão são horríveis. Estes problemas parecem (parecem!) ser coisa do passado. Eliminando eles eu tenho um provedor bastante razoável. Não é a oitava marailha - e nem vai me fazer ouvir anjos cantando. Mas é bom o bastante.

Agora, vamos à Predialnet. Quero deixar algo claro, de antemão. Sou gerente de redes há mais de 8 anos. Sei do que estou falando. Não me impressiono com números no papel, e estou acostumado a cotar links e a jogar uma fornecedora contra outra.

Assim, admitindo que não sou Deus - mas sei do que estou falando - começo o relato:

1) Liguei para a PredialNet. Perguntei a velocidade de upload e download do melhor plano deles. Me informaram de que eram 3 Mbps (3 megabits por segundo) de upload e 3 Mbps (3 megabits por segundo) de download. Não era banda 100% garantida, já que era plano residencial. Tudo bem. Muito razoável, até louvável, esclarecerem isso de antemão.

2) Assinei a PredialNet. Já tinha um link BrasWeb funcionando (parecia que já tinham acertado a rede nesta época). Então, por conta dos 7 dias de desistência, eu tinha pouco a perder.

3) Vieram instalar a PredialNet aqui em casa. Testei a velocidade. Deu uns 3.5 de up e uns 3.8 de down - segundo os testes do site http://www.speedtest.net/. Excelente, pensei comigo. Despachei o técnico, e fui (feliz da vida) terminar de torturar minha conexão. Como fui ingênuo. Recebi os resultados (baseado no SpeedTest) de mais de 3,5 Mbps - tanto para UP quanto pra Down.

Feliz da vida, fui enviar um arquivo para a empresa onde trabalho. Qual não foi minha surpresa ao ver que minha taxa de transferência era de (míseros) 300Kbps. Pensei com meus botões: "Tem alguém abusando da rede na empresa." E rodei um ping para o Google. 5000 milissegundos. E crescendo. 5K, 7K, 10K... Estabilizou em 15K. Mais ou menos.

Rodei o teste do speedtest novamente - com o ping ruim assim. Diminuiu um pouco a velocidade, mas não notei nada de anormal na conexão para lá. Peraí, tem algo errado. Como que meu ping para o Google me bate 15 mil milissegundos e o site do teste de velocidade abre rapidinho?

Bom, vamos em frente. Fiz o teste, e realmente a velocidade caiu um pouco. Mas só um pouco. Deu uns 2,5 Mbps de up e outros tantos de down.

Mata a transferência de arquivo para a empresa. Espera o buffer da PredialNet esvaziar (dá para ver direitinho quando a fila acaba). Ping normal. Velocidade de navegação para todos os sites normal. Teste no SpeedTest: Mais de 3,5 Mbps de up, e mais de 5 Mbps de down.

Testa o download com um torrent popular (mais de 9k seeds e menos de 3k leechers). 1,8 Mbps de download. Se deixo o upload passar de 300 Kbps o ping vai para as cucuias. Tem algo MUITO errado aqui.

Muito bem. OU o teste do SpeedTest não vale nada (e o provedor não devia usar ele para testes), ou ele vale. E, se ele vale, vemos que o provedor está jogando com a rede - para oferecer um teste bonito e entregar uma navegação capada.

Sou razoável. Não peço que uma conexão de 3Mbps entregue 5 Mbps. Na verdade, entendo que ela não entregue 3 Mbps sempre - já que é um link barato. Mas que ela não entregue 3 Mbps NUNCA? É demais. Que o upload não me dê os 3Mbps prometidos, tudo bem. Que ele dificilmente chegue aos 3 Mbps prometidos, tudo bem também. Que ele não passe de 300 Kbps - e que me jogue a latência para mais de 5k milissegundos? Não, não está tudo bem. Não mesmo.

Já me sugeriram problemas na rede, defeito em switches... Poderia ser. Faria até sentido, na verdade. Mas temos o problema do teste do speedTest. Porque ele não ficou ruim? Afinal de contas, cabo partido não diferencia site...

P.S. - Não pude terminar este artigo no dia, e só peguei ele agora - depois do fim de semana. Só para avisar que a Brasweb está perfeita agora. Parece que acertaram mesmo o Datacenter. A minha internet se comportou lindamente o fim de semana todo - mesmo abusando de vídeoconferência.

Não, eles não prometem 3Mbps de up - mas estou recebendo uns 500 kbps efetivos. Mais do que os 300 kbps dos 3 Mbps (prometidos) que a PredialNet me fornecia...

7 comentários:

Unknown disse...

Oi, há 3 anos que estou de mãos atadas com essa Predialnet por não saber de alguma outra melhor. EU preciso da interent para jogos online e o que acontece que em determinado horario do dia e especialmente nos fds o LAgg é horroroso, e desde ontem nao consigo me manter ON no jogo, é disconect a todo momento. Quando eu ligo para reclamar mandam eu usar o VPN que também não está valendo de nada. Essa Brasweb também existe em Niterói? É estável para jogos online? Eles insistem em dizer que nada é alterado, mas como explicar somente determinada parte do dia o jogo funcionar bem e as outras não?

Unknown disse...

Tem BrasWeb em Niterói sim. Não jogo muito online não - mas das vezes que testei funcionou direitinho.

Não lembro de ter jogado durante o dia na semana - mas já joguei no fim de semana, e não me deu problemas.

Mateus disse...

Também saí da Brasweb na mesma época que você e migrei para a Predialnet. Pura decepção também.

Penso em mudar de novo para a Brasweb, pelo menos são mais estáveis. Como está a conexão deles ao longo das últimas semanas? Sem problemas?

Unknown disse...

A conexão anda bem. De vez em quando cai, mas é raro e volta logo.

A velocidade prometida é cumprida, pelo menos quando usei.

Leo Vilella disse...

Eu contratei a Brasweb e consegui utilizar de forma satisfatoria ums 3 meses ate que... o switch queimou depois de uma tempestade (ou pelo menos foi a explicaçao que eles deram) uma semana sem conexao... 2 ligaçoes por dia pra brasweb e na segunda feira a resposta: "informamos que nao efetuaremos a troca do switch perque é muito caro e bla bla bla... pedimos desculpas ao senho mas nao poderemos mais prestar o serviço." e assim acabou o amor com a predialnet. e mesmo que ela seja a ultima conexao do mundo to fora depois dessa. Brasweb veio instalar no dia seguinte apos o primeiro contato. so foi dar algum defeito 5 meses depois resolvido eu dois dias e com varios telefonemas de desculpas... A conexao nao é isso tudo... de nenhuma das duas mas se recusar a prestar o serviço... foi complicado. para quem usa Brasweb. Espero que nao queime nada por ai porque se queimar... Vc corre o risco de receber a fatidica ligaçao ou melhor vc corre o risco de fazer a fitidica ligaçao (porque na brasweb quem liga é vc para pedir satisfaçao)... Boa sorte e abraços.

Mululo disse...

Voce continua na Brasweb ou voltou para a PredialNet?

Aqui em casa tenho predialnet e meu torrent ta voando! Chega a bater 1,5Mbyte/s de madrugada!!!

Vale a pena conferir!

Unknown disse...

Saí de lá tem tempo. Estou na GVT, e feliz da vida.

Funciona, não enche o saco e entregam full a banda vendida.

Pesquise a Internet