quinta-feira, 26 de junho de 2008

Nokia 5310: Reiniciando sozinho

Pois é. Eu estava feliz com meu novo celular. Linda tela, excelente qualidade sonora, bom volume nos fones de ouvido, som agradável ao falar com os outros... e reinicia sozinho! Argh.

Se você não tocar música, ele se comporta bem. Não vi uma birra ou má-criação dele enquanto deixamos o reprodutor de músicas quieto. Mas como o nome dele é "5310 EXPRESS MUSIC", eu me sinto no direito de querer que ele... toque música!

Não, não é determinístico o problema. Pode ou não ocorrer - e se ocorrer pode ou não ser logo. Já vi dois boots seguidos, e já toquei música mais de 8 horas seguidas sem ele dar um "ah".

Ele já reiniciou com arquivos MP3, AAC, M4A... tanto gerados pelo software da nokia (AAC e M4A apenas) quanto por softwares de terceiros (Mp3, AAC e M4A).

Ainda não esgotei todas as possibilidades de combinação de bitrate - mas eu chego lá.

Até o momento, o que descobri é isso:

1) MP3: Parece ser o mais afetado. Passei para AAC/M4A e melhorou. Não sei se é pelo formato ou pelo software usado para gerar os arquivos.
2) AAC: Primeiro usei AAC gerado com qualidade 200. Não ficou muito bom - o som saía meio estridente, e os reinícios eram mais frequentes. Passei para qualidade 160 (o máximo gerado pelo software da Nokia) e a coisa melhorou. Tanto a qualidade (está perfeita agora) quanto o problema de reiniciar (não sumiu, mas melhorou).
3) M4A: Este eu ainda não testei os gerados pela Nokia - farei isso em breve. Mas os gerados por mim foram tão bem (ou mal, conforme ponto de vista) quanto os AAC. Também com qualidade 160.

O que vejo na internet:

1) O firmware do meu telefone (v 03.63) tem alguns bugs. Lá fora (Europa, EUA) ja foi lançada a versão 05.81 (ou 05.91, as informações são desencontradas), que parece corrigir isso - junto com outros tantos problemas.
2) Ainda não existe a atualização para os 5310 brasileiros. Pelo menos não para os que possuem o mesmo código de modelo que o meu.
3) Não sabe-se quando esta atualização será liberada pela Nokia. Mas o legal é que o 5310 foi lançado no Brasil em 04/2008 - e o firmware versão 05.x já aparecia lá fora antes disso. Tudo bem que parte do estoque já tenha a versão antiga - mas não disponibilizar até agora o update no site? sacanagem...


Existem duas comunidades no Orkut que podem dar uma dimensão deste problema:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=48813904
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=3395528


Então se você tem um aparelho destes, e o problema se manifestou, não perca tempo: atazane as assistências técnicas! Leve o aparelho nelas, e peça para repararem ele! Descreva o problema, diga que você quer uma solução!

Eu já levei o meu. Devolveram com o diagnóstico de "software atualizado". Mesma versão, 03.63. Não vou dizer que mentiram - pois é possível que tenham reinstalado o mesmo firmware. Peguei ele ontem, e segunda vou levar de novo na loja - desta vez fazendo uma reclamação mais enfática.

Se você deve comprar este aparelho hoje? Não. É pedir para se aborrecer. Se deve comprar ele após (caso) a Nokia resolva isso? Sem dúvida. Se não tivesse esta frescura seria um maravilhoso aparelho. O que vou fazer? Não sei. Quero que meu telefone funcione - mas não vejo outro aparelho com as características dele. Os Sony-Ericsson são todos fechados. Conector especial para fone de ouvido, para carregador, cartão de memória proprietário... não quero isso para mim. Os Motorola fininhos possuem, também, fones de ouvido proprietários - e são muito caros. E os demais, mesmo com fones de ouvido comuns, são muito grandes. Este aqui é tão fininho...

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcelo, o meu esta com os mesmos problemas. Restaurei as configs e reinstalei o firmware pelo site mas nao resolveu. Deixei hoje na autorizada, vamos ver... Obrigada pelas dicas, pelo menos tenho mais argumentos agora :) Desconhecia que nos EUA ha uma versao mais recente do firmware.

Unknown disse...

Pois é, tem este "pequeno" problema. O meu está na autorizada desde 01/07/2008. Prometeram uma resposta amanhã (04/07/2008). Vamos ver se falam alguma coisa.

De qualquer modo, as comunidades servem para você ver a dimensão da coisa, e quando eu tiver uma resposta sobre o meu posto de novo por aqui.

Abraços, e boa sorte com seu celular! :)

Fabio Pereira (kadybrondy@hotmail.com) disse...

Ae Marcelo, achei que o unico celular na face da terra que dava essas doideras era o meu, finalmente achei alguem com o msm problema. Antes de mais nada queria agradecer tantas dicas postadas, isso vai ajudar mto! Mas, se possivel, queria q vc me respondesse o seguinte: como vc consegue ligar o aparelho depois que ele começa a reiniciar, pq o meu depois que começa com o bug eu nem consigo se quer ajustar a data e hora, naquela primeira tela. o que faço? como faço para liga-lo normalmente?
agradeço, mais uma vez, as informaçoes ja postadas, pelo menos sei que nao sou eu que to acabando com o celular "sei la como"

Unknown disse...

Bom, Fábio, ele não começa a reiniciar. Ele reinicia uma vez e segue em frente.
Bom, reiniciava - pois acabei por instalar um firmware (oficial Nokia) que resolve o problema.

Se o seu está reiniciando deste modo, é melhor levar na autorizada e reclamar de verdade - nunca vi algo assim.

O meu 5310 já foi vendido. Nada contra ele (ficou perfeito depois de atualizado0, mas surgiu uma oportunidade de troca e não deu para recusar... :D

Anônimo disse...

Pois é deu tanto problema que desisti do meu. Começou reiniciando, depois a travar a teclas, quando eu ligava ele travava, digitava o codigo de segurança e nada. O 5310 é um celular de ótima tecnologia, porém como a maioria dos atuais modelos lançados, é muito frágil. O meu já foi pra assistencia duas vezes, e mais a garantia não cobre as teclas externas, aquelas de música. Além disso a tecla que controla o audio fica aumentando e diminuindo o som sozinha e o mais recente defeito foi que eu simplesmente não conseguia ligar meu celular, ou seja, o botão de ligar e desligar não funciona mais.. Decepção..comprei outro agora, mas desta vez desisti na Nokia, essa linha ExpressMusic esta com modelos muito fragéis

Silvio Costa disse...

estou decpicionado com a nokia tenho 3 aparehos terei q jogar fora , ou entro em depresao ...

Pesquise a Internet